segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Electrolux desvenda o mito da boa performance de aspiradores de pó estar ligada à potência

Identificação da potência em Watt determina o consumo de energia 

e não tem relação com o poder de sucção dos aparelhos de aspirador de pó

A potência de aparelhos elétricos, muitas vezes em letras com grande destaque nas embalagens e pontos de venda, é uma das informações que o consumidor observa e leva em consideração na hora de fazer a opção de compra. Contudo, em produtos como o aspirador de pó, além da maior potência demandar maior consumo de energia, não é ela que determina o bom desempenho do aparelho. O poder de sucção de um aspirador de pó depende de outros fatores, como a vedação das mangueiras, bocal, filtro, pressão do ar, vazão, motor e todos os mecanismos internos.
Um motor mais silencioso já é um detalhe que determina o bom funcionamento do aparelho no poder de aspiração da sujeira, já que não são necessários grandes acessórios internos inibidores de ruídos, que tem reflexo negativo sobre essa performance. O tipo de vedação utilizada nas tampas do produto, também influencia diretamente no resultado, pois impede o vazamento de ar dando força à pressão.
A potência identificada nos eletrodomésticos, como o aspirador de pó, significa apenas o consumo de energia necessária para o funcionamento, ter essa informação clara ao consumidor é uma exigência do Inmetro”, explica Ariel Werner, gerente da categoria de aspiradores de pó da Electrolux no Brasil. “Atualmente, a potência não é regulamentada, por esse motivo encontramos potências declaradas muito altas. O desempenho do produto deve ser avaliado, além de levar em conta as necessidades do consumidor, outros fatores, já que um produto com menor potência pode ter maior poder de sucção e atender melhor suas necessidades, além de economizar energia elétrica, já que maior potência resulta em maior gasto de energia”, completa.
Por exemplo, dois aspiradores de 1200w de potência, no entanto, se um deles tiver sistema de vedação e aparatos internos superiores, este terá um poder de sucção com melhor performance do que um outro aparelho com sistema interno e vedação comuns. De qualquer forma, se dois aparelhos tiverem características técnicas idênticas e potências diferentes, aí sim, o de maior potência, terá um melhor desempenho.

Fonte:
http://www.esteticderm.com.br/?p=5640

Nenhum comentário:

Postar um comentário