quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aspirador Ciclone

Produto: Ciclone
Click image to open!

Dados Técnicos
Itens Técnicos
Qtde. Motores 2
Tensão 220V
Potência 2400 W
Vácuo 22 kPa
2200 mmH2O
Aspiração 340 m³/h
Ruído 70 dB
Reservatório 62 litros
Dimensões 66x55x120 cm
Peso 33,5 Kg






Aspirador industrial que possui exclusivo sistema de filtragem permitindo assim a aspiração de poeiras finas,que em outros aspiradores entopem os filtros e danificam os motores. Equipamento de alta potência, garantida pelo uso de dois motores e também de grande capacidade. Ideal para: Poeiras finas, líquidos abrasivos, construção civil (cimentos, cal), etc - Sólidos e líquidos.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Como comprar o melhor aspirador de pó


Mulheres a limpar a casa
O aspirador de pó é um eletrodoméstico de extrema utilidade para se ter em casa e para manter o lar sempre limpo e confortável. Saibam como comprar o melhor aspirador de pó e aprendam a fazer um bom investimento.

A compra de um aspirador de pó

O aspirador de pó é um dos eletrodomésticos fundamentais para manter uma casa limpa e arrumada. Atualmente, o mercado dos aspiradores de pó é muito diversificado, com modelos para todos os gostos (dos mais simples aos mais modernos), mas isso não significa que os aspiradores mais evoluídos ou mais recentes limpem melhor do que os restantes.
A compra de um aspirador de pó pode ser feita em função de várias opções como por exemplo: o tipo de aspirador, as opções de limpeza que oferece, a potência, a marca do equipamento, entre outros fatores. As principais marcas de aspiradores de pó são: AEG, Bosch, Eureka, Hoover, LG, Philips, Rowenta, Siemens, Taurus, Ufesa e Zanussi.

Aspiradores verticais vs aspiradores cilíndricos

Antes de comprarem um aspirador de pó, é necessário decidir qual dos modelos, verticais ou cilíndricos, é o mais apropriado para as vossas necessidades. Os aspiradores de pó verticais são os mais populares, fáceis de usar e são os ideais para quem pretende aspirar tapetes e carpetes. No entanto, os aspiradores cilíndricos são geralmente mais baratos e ocupam menos espaço.

As principais vantagens dos aspiradores verticais

Os aspiradores verticais apresentam as vantagens seguintes:
  • Geralmente, são mais fáceis de usar e de controlar
  • São mais fáceis de arrumar
  • Têm escovas específicas que ajudam a remover a sujidade dos tapetes e das carpetes de uma forma eficaz
  • São os ideais para a limpeza de grandes áreas

As principais desvantagens dos aspiradores verticais

As grandes desvantagens dos aspiradores verticais são o seu peso (alguns equipamentos pesam mais de 10 quilos), o que dificulta o seu transporte e manuseamento. Por outro lado, é de realçar que estes modelos tendem a ser mais ruidosos que os demais.

As principais vantagens dos aspiradores cilíndricos

Os aspiradores cilíndricos têm as vantagens seguintes:
  • Tendem a ser mais leves e ocupam menos espaço
  • São os ideais para limpar assoalhadas, cortinas, estofados e por baixo dos móveis
  • São pouco ruidosos, fáceis de manusear e aspiram corretamente os cantos de todas as divisões da casa.

As principais desvantagens dos aspiradores cilíndricos

As maiores desvantagens dos aspiradores cilíndricos estão relacionadas com o facto de exigirem um maior nível de potência do motor e pela dificuldade em arrumar a mangueira de aspiração.

Outros tipos de aspiradores de pó

Apesar da maioria dos aspiradores de pó serem cilíndricos ou verticais, existem outros modelos específicos. Dos mais importantes, destacam-se os três seguintes:

1. Aspiradores centrais

Os aspiradores centrais são muito convenientes, mas também muito caros e exigem instalação profissional. São fáceis de utilizar, pois basta usar a mangueira e a base de aspiração, não fazem ruído e não precisam de ser esvaziados com regularidade. No entanto, a mangueira de aspiração pode ter até 10 metros de comprimento e isso dificulta a sua arrumação.

2. Aspiradores pequenos

Os aspiradores pequenos, como os aspiradores de mão, são os ideais para serem usados na limpeza do automóvel ou da cozinha no final de cada refeição. Também são muito úteis para limpar pequenas superfícies e tapetes de pelo curto. Porém, falta-lhes o poder e a capacidade dos modelos de tamanho real.

3. Aspiradores automáticos

Os aspiradores automáticos são o sonho de qualquer pessoa, pois fazem todo o trabalho de limpeza sozinhos, o que facilita a realização das tarefas domésticas. No entanto, estes aparelhos são muito dispendiosos e ainda têm poucas aplicações práticas. Por outro lado, também demoram mais tempo a ser programados para aspirar as divisões corretamente e deixam alguns espaços por limpar, nomeadamente os cantos.

4. Aspiradores de saco

Os aspiradores de saco permitem capturar todo o pó de uma forma rápida e eficiente. A sua utilização é aconselhável para as pessoas alérgicas ou sensíveis ao pó, pois basta deitarem o saco ao lixo para não contactarem diretamente com o pó. Normalmente, os aspiradores de saco têm uma potência entre os 800 e mais de 2000 watts e aspiram eficazmente o pó das alcatifas e dos tapetes, pois possuem um elevado débito de ar. Também é de realçar que estes equipamentos costumam ter um isolamento acústico ou uma opção de silêncio que diminui consideravelmente o ruído provocado pelo aspirador.
Este tipo de aspirador apresenta um ótimo desempenho com sacos sintéticos, em vez dos tradicionais sacos de papel, uma vez que estes são laváveis, não entopem com tanta facilidade e o ar circula melhor, sendo mais ecológicos e económicos. O saco de aspiração deve ser substituído quando atinge dois terços da sua capacidade máxima e essa é uma informação visível no indicador luminoso do aspirador ou quando ele começa a perder a sua potência de sucção. A sua maior desvantagem está relacionada com a sua manutenção, pois os sacos precisam de ser mudados com regularidade.

5. Aspirador sem saco

Os aspiradores sem saco, como o próprio nome indica, não utilizam sacos de aspiração, mas antes um depósito específico onde é acumulado todo o pó aspirado. Este tipo de aspirador é muito prático e eficiente e para manter uma elevada potência de aspiração, é necessário que o conteúdo do seu reservatório seja esvaziado com regularidade.
Um dos elementos mais importantes deste tipo de aspirador é o seu filtro, pois o pó não fica armazenado num saco de aspiração. Optem, sobretudo as pessoas asmáticas e alérgicas, por um filtro certificado HEPA lavável para capturar 99,97% do pó e dos alergénios e para restituir a pureza do ar. Por norma, os aspiradores sem saco têm uma potência entre os 1600 e mais de 2000 watts e adaptam-se a vários tipos de piso e de pó. Para obterem a máxima potência deste tipo de aspirador, devem dedicar especial atenção à sua escova e cabeça de aspiração. Os filamentos da escova devem ser laterais e as ranhuras da cabeça devem ser estreitas para manter uma excelente potência de aspiração. Por outro lado, também é de destacar que os aspiradores sem saco têm escovas especiais para remover os pelos dos animais de estimação que, normalmente, se encontram nos tapetes e nas carpetes de casa.

6. Aspiradores a vapor

Os aspiradores a vapor são uma excelente opção para a limpeza dos tapetes e das carpetes de uma casa, mas também limpam corretamente as suas assoalhadas, vidros e azulejos. Este tipo de aspirador funciona apenas com água e não precisa de qualquer tipo de detergente. A água é aquecida a uma temperatura entre os 230 e os 260 graus centígrados, o que leva à produção de vapor. Trata-se de um equipamento leve, ergonómico e ecológico, que precisa de apenas alguns segundos para aquecer e começar a ser utilizado. Este tipo de aspiradores necessita de uma potência mínima de 3 bars para uma limpeza eficaz e, geralmente, vem com um filtro HEPA para a restituição do ar puro.

Aspetos a ter em conta na compra de um aspirador de pó

Para escolherem o melhor aspirador de pó, é necessário considerar os aspetos seguintes:
  • Experimentem o aspirador pretendido e certifiquem-se de que os acessórios são fáceis de serem utilizados. Só assim conseguirão verificar se o aspirador de pó funciona corretamente.
  • Avaliem o barulho que o aspirador de pó faz. Existem modelos que produzem mais de 85 decibéis e este é o nível de ruído máximo permitido por lei. Testem os aspiradores com tanque, uma vez que estes tendem a ser menos ruidosos que os demais.
  • Observem se o aspirador de pó vem com os acessórios mais apropriados, isto é, se o saco do pó e os filtros são os mais adequados. Os filtros normais duram o tempo de vida do aspirador de pó e não precisam de ser alterados. Por outro lado, os filtros de carvão são particularmente úteis se tiverem animais de estimação, uma vez que incluem uma camada de carvão extra para remover maus odores da casa.
  • Escolham os sacos de pó sintéticos, uma vez que estes são laváveis, não entopem, são ecológicos e mais económicos do que os sacos de papel.
  • Confiram a capacidade do aspirador de pó, o ideal é que ele tenha entre 4 e 6 litros. Quanto maior for a sua capacidade, menos tempo se gasta na muda do saco do pó.
  • Examinem os recursos que possam atender às suas necessidades, como o sistema HEPA (high efficiency particular air – filtro de partículas aéreas de alta eficiência) para ter uma casa à prova de alergias, para reter o pólen e os ácaros e manter o ar puro. Quanto mais elevado for o número da norma, mais recente é o filtro e melhor obedece a critérios rigorosos.
  • Analisem todas as características do aspirador. As principais são: os acessórios extra de limpeza, o alcance da sucção, o saco do pó, o ajuste de altura para carpetes, os filtros do pó, o acessório para aspirar cantos, o indicador de enchimento do recipiente, o auto propulsor, o controlo da potência de sucção, entre outros.
  • Optem por um cabo com 6 metros de comprimento. Assim, não precisarão de desligar constantemente o seu aspirador para o ligar a uma ficha elétrica mais próxima.
  • Atentem aos extras que o aspirador de pó oferece. Os tubos de extensão telescópica, as escovas e as mangueiras de limpeza das escadas são particularmente úteis.
    Fonte:http://anossavida.pt/artigos/como-comprar-melhor-aspirador-po

domingo, 18 de agosto de 2013

Aspiradores de pó -Opções

Nosso blog é informativo , nossos aspiradores de pó industriais não tem comparativo nem melhor e ou pior em relação a reportagem abaixo , nosso mercado é outro , e consideramos a reportagem de ótima qualidade e resolvemos divulgar .

Aspirador de pó.com

Olha eu aqui outra vez! Que saudaaaaaaaaaades gente!!!

Acabaram minhas provas, vem um feriadão aí, e isso significa mais tempo para dedicar ao blog, êêêê!!! \o/\o/\o/

Não esqueci do sorteio de aniversário de 1 ano do Olha o Meu Apê hein!! Já começaram os preparativos, aguardem, vocês vão gostar!!! 

Então, o tema de hoje é...aspirador de pó. Já faz um tempão que estou precisando comprar um, mas tem tanta opção à venda que eu fico cada vez mais na dúvida e cada vez mais adiando a escolha. Já viram como eles estão lindos, coloridos, práticos (e caros rsrs)? Alguns não têm mais aquele saco de pó, e sim o coletor permanente, um recipiente que recolhe a poeira e depois é só jogar direto no lixo, lavar e colocar de volta no aparelho. Parece ótimo né? E é desse que eu quero. Para ajudar a quem também precisa abandonar a vassoura ou seu aparelho velho, trambolhudo e sem charme, listei aqui alguns modelos, com preços (os mais baixos, pesquisados no site Buscapé) e características, para ajudar não só a sua escolha como a minha também. Ah, coloquei aqui só os aparelhos com preços razoáveis, ok? Porque tem uns de mais de R$ 800, e desses só comprarei quando tiver pó de ouro para aspirar rsrs. 


Mondial Zion AP-03
Potência: 1500w
Coletor: permanente
Possui indicador de coletor cheio e pedal liga/desliga
Preço: R$ 122 no extra.com.br




Consul Leve
Potência: 1300w
Coletor: saco de pó de 2 litros
Possui recolhimento automático do fio, indicador de saco cheio e botão liga/desliga que pode ser acionado com o pé.
Preço: R$ 129 no magazineluiza.com.br 



Britania ASP1400
Potência: 1400w
Coletor: saco de pó de 1,22 litros
Possui pedal liga/desliga e indicador de coletor cheio
Preço: R$ 131,50 no extra.com.br





Mondial Turbo Cyclo 

Potência: 1250w

Coletor: permanente, com capacidade para 2 litros
Possui filtro Hepa, que elimina as impurezas do ar e devolve ar puro ao ambiente
Preço: R$ 169 no extra.com.br



Black & Decker LAS2000
Potência: 1400w
Coletor: Saco de pó ou descartável, de 2,5 litros
Possui recolhimento automático do fio e indicador de coletor cheio. 
Preço: R$ 179,50 no walmart.com.br e no carrefour.com.br



Britania Turbo
Potência: 1650w
Coletor: permanente, de 1,7 litros
Possui filtro Hepa e recolhimento automático do fio
Preço: R$ 199,90 no comprafacil.com.br



Brastemp Clean 
Potência: 1400w
Coletor: permanente de 1,6 litros
Possui filtro Hepa e recolhimento automático do fio
Obs: li muitas reclamações a respeito deste aparelho no site Reclame Aqui, dizendo que ele desliga sozinho após alguns minutos de uso. Algumas leitoras aqui do blog já disseram a mesma coisa. 
Preço: R$ 209 no magazineluiza.com.br




Electrolux Titan Ergoeasy
Potência: 1450w
Coletor: permanente de 1,9 litros
Possui filtro Hepa, recolhimento automático do fio e  indicador de recipiente cheio
Preço: R$ 282 no extra.com.br 
R$ 245 + frete no site Quem Indica



 Arno Compacteo Cyclonic
Potência: 1600w
Coletor: permanente
Possui filtro Hepa e recolhimento automático do fio
Preço: R$ 296 no fastshop.com.br





Electrolux Easy Box 
Potência: 1600w
Coletor: permanente, de 0,75 litro
Possui recolhimento automático do cabo de força e indicador de recipiente cheio.
Preço: R$ 354 no fastshop.com.br / R$ 274 + frete no site Quem Indica Electrolux 



Brastemp Ative
Potência: 1600w
Coletor: permanente
Possui filtro Hepa, recolhimento automático do fio e sistema twister de limpeza, que separa as particulas de sujeira grossa da fina, melhorando o desempenho.
Preço: R$ 483 no ricardoeletro.com.br


Se vc tiver alguma outra dica, escreve aqui pra gente ok?

Beijos e até muito breve!! :)

PS IMPORTANTE: Tem pessoas me mandando perguntas mas não têm blog nem deixam email de contato para que eu possa responder...peço que deixem seus contatos please!
Fonte:http://olhaomeuape.blogspot.com.br/2011/04/aspiradores-de-po.html

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Electrolux apresenta aspirador de pó com iPod em um estudo sério. Ou quase.

Electrolux UltraSilencer

Esses são os aspiradores de pó do futuro .

Electrolux conduziu um estudo para provar que, sem barulho e com música, as pessoas limpam a casa muito mais felizes e contentes. É sério, não de risada.

E a coisa toda muda dependendo do estilo musical escolhido. Se for hard rock a limpeza sai de um jeito, se for música clássica de outro. Agora você pode usar isso como desculpa: não dá para limpar a casa se o seu aspirador de pó não tiver um iPod embutido. Certo?
Esse estudo, e consequentemente, campanha, promovem o Ultrasilencer, o aspirador de pó mais silencioso do mundo, e o primeiro a incluir dock para iPod e caixas de som. O produto ainda é um conceito, mas a ideia é: com o Ultrasilencer você consegue ouvir música enquanto usa o aspirador, e pronto.
A Electrolux disponibilizou o relatório completo da pesquisa em PDF, se você estiver interessado.
Fonte:http://www.brainstorm9.com.br/9555/diversos/electrolux-apresenta-aspirador-de-po-com-ipod-com-um-estudo-serio-ou-quase/

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Electrolux desvenda o mito da boa performance de aspiradores de pó estar ligada à potência

Identificação da potência em Watt determina o consumo de energia 

e não tem relação com o poder de sucção dos aparelhos de aspirador de pó

A potência de aparelhos elétricos, muitas vezes em letras com grande destaque nas embalagens e pontos de venda, é uma das informações que o consumidor observa e leva em consideração na hora de fazer a opção de compra. Contudo, em produtos como o aspirador de pó, além da maior potência demandar maior consumo de energia, não é ela que determina o bom desempenho do aparelho. O poder de sucção de um aspirador de pó depende de outros fatores, como a vedação das mangueiras, bocal, filtro, pressão do ar, vazão, motor e todos os mecanismos internos.
Um motor mais silencioso já é um detalhe que determina o bom funcionamento do aparelho no poder de aspiração da sujeira, já que não são necessários grandes acessórios internos inibidores de ruídos, que tem reflexo negativo sobre essa performance. O tipo de vedação utilizada nas tampas do produto, também influencia diretamente no resultado, pois impede o vazamento de ar dando força à pressão.
A potência identificada nos eletrodomésticos, como o aspirador de pó, significa apenas o consumo de energia necessária para o funcionamento, ter essa informação clara ao consumidor é uma exigência do Inmetro”, explica Ariel Werner, gerente da categoria de aspiradores de pó da Electrolux no Brasil. “Atualmente, a potência não é regulamentada, por esse motivo encontramos potências declaradas muito altas. O desempenho do produto deve ser avaliado, além de levar em conta as necessidades do consumidor, outros fatores, já que um produto com menor potência pode ter maior poder de sucção e atender melhor suas necessidades, além de economizar energia elétrica, já que maior potência resulta em maior gasto de energia”, completa.
Por exemplo, dois aspiradores de 1200w de potência, no entanto, se um deles tiver sistema de vedação e aparatos internos superiores, este terá um poder de sucção com melhor performance do que um outro aparelho com sistema interno e vedação comuns. De qualquer forma, se dois aparelhos tiverem características técnicas idênticas e potências diferentes, aí sim, o de maior potência, terá um melhor desempenho.

Fonte:
http://www.esteticderm.com.br/?p=5640

sábado, 10 de agosto de 2013

Como limpar a casa

Passos

  1. 1
    Tome a iniciativa. Decida o quão limpa você quer sua casa e o tempo que você tem disponível para fazer isso. Isso ajudará você a decidir como esquematizar seu programa de limpeza. Seja honesto consigo mesmo sobre o que você pode fazer.

    • Tente distribuir as tarefas. Se você mora com outras pessoas, a limpeza da casa não deve ser somente sua responsabilidade! Você pode ter que assumir a liderança criando um programa de limpeza rotativo, mas é melhor do que ter que fazer esse árduo trabalho sozinho.
    • Algumas pessoas preferem adiar a limpeza tanto quanto possível, fazendo apenas uma grande limpeza de vez em quando.
    • Para uma pessoa que não seja maníaca por limpeza, limpar um pouco todos os dias para que o trabalho não se acumule e ter um dia de faxina geral algumas vezes por mês pode ser a melhor opção. Você escolhe a maneira que você acha melhor (a menos que você divida sua casa com outras pessoas).
  2. 2
    Limpeza de vidraças/espelhos: É comum pensar que um limpador de vidro resolve. Ele não substitui água e sabão!

    • Primeiro, lave os vidros (incluindo janelas e espelhos) com uma solução de água morna ou quente, detergente e um pouco de amônia, e um pano, esponja ou rodo. Panos de microfibra funcionam como uma maravilha para limpeza de espelhos, vidro, cerâmica e metais porque ele remove resíduos de água sem arranhar a superfície.
    • Seque a superfície com um pano que não solte fiapos ou com toalhas de papel.
    • Se você quer limpar a vidraça e se preocupa com o meio ambiente, limpe o vidro com vinagre e água, seque com um pano que não solte fiapos e esfregue o vidro com jornal. Não ficará mancha alguma! Certifique-se de que seus braços estão em boa forma – é preciso fazer força para limpar vidraças corretamente.
    • Como alternativa, pulverize um produto de limpar vidros em uma toalha de papel e limpe a superfície de vidro. O limpador de vidro age como um escudo e ajuda a remover manchas e poeira mais facilmente. Quando mal utilizado, o produto deixará marcas.
  3. 3
    Lustre os móveis. Assim como o limpador de vidro, lustrador de móveis não é exatamente um produto de limpeza. No entanto, pode ser utilizado para a limpeza. Se você deseja usar lustrador de móveis, certifique-se de ler atentamente os rótulos e encontre um feito especificamente para o que você precisa.

    • Alguns móveis podem ser limpos com água; aqueles que podem devem ser limpos com água e detergente. Certifique-se de secar rapidamente estas superfícies.
    • Em seguida, aplique a quantidade sugerida de lustrador de móveis e limpe de acordo com as instruções. Isto irá evitar que a poeira grude nos seus móveis.
  4. 4
    Para usar produtos de limpeza para todos os fins: seja cauteloso com estes tipos de produtos de limpeza. Eles nem sempre são seguros para todo o propósito que você tem em mente. Certifique-se de ler atentamente os rótulos antes de comprar para garantir que ele atenda às suas necessidades.

    • Não misture produtos de limpeza! Use um de cada vez e siga as instruções do rótulo.
  5. 5
    Limpar do lado de fora. Tarefas ao ar livre podem ajudar a criar um ambiente de vida melhor. Varrer folhas ajuda a prevenir o crescimento de fungos, o que acontece em climas úmidos após chover. Varrer ou usar um ancinho regularmente irá também ajudar a diminuir o número de insetos em seu quintal, além de também deixar o quintal com um melhor visual e criar mais espaço para grama e plantas.

    • Podar/aparar. Podar as plantas que ficam perto das paredes da casa (sebes, roseiras, etc) pode ajudar a prevenir linhas de água e sujeira de se acumularem nas paredes de sua casa.
  6. 6
    Lave a roupa na máquina de lavar ou à mão. As instruções a seguir são gerais para uma máquina de lavar:

    • Em primeiro lugar, programe a máquina para a quantidade e tipo de roupa que vai ser lavada.
    • Em seguida, despeje a quantidade necessária de detergente para roupa onde a água está vertendo.
    • Se você usar amaciante de roupas, não despeje o líquido diretamente sobre a roupa seca; você corre o risco de manchar a roupa com a coloração desses líquidos.
  7. 7
    Seque a roupa. A maneira como você coloca suas roupas na sua secadora pode afetar a forma como elas saem. Uma vez que elas tenham sido lavadas, agite-as para remover a torção do tecido e as rugas pesadas; em seguida, coloque-as na secadora. Este processo pode ajudar a prevenir rugas e ajuda a roupa a secar de forma mais eficiente. Retirar as roupas da secadora enquanto ainda estão quentes também ajuda a evitar rugas.

  8. 8
    Limpe o chão.

    • Usar o aspirador de pó é a maneira mais eficaz de limpar toda a poeira e lixo solto que se acumula no chão (e é praticamente uma necessidade diária quando se tem animais de estimação). Se você está sempre adiando usar o aspirador, tente usar um pano seco (o tipo de microfibra funciona bem) se você tiver pisos de azulejos ou madeira.
    • Você pode usar um escovão para tapetes (não-elétrico, que você empurra e que tem escovas na parte inferior) se você tem tapete. Este método envolve menos barulho do que aspirar e fará com que você conserve os tapetes limpos entre uma aspirada e outra.
  9. 9
    Esfregue o chão. Alguns substitutos inovadores para a limpeza do chão podem ser úteis, mas eles ainda não podem substituir completamente um bom esfregão de pano para remover a sujeira grossa.

    • Se você tem piso de cerâmica ou texturizado, só o esfregão poderá retirar a sujeira entre as fissuras e depressões.
    • Há um vasto número de opções para esfregões de pano. Esfregões de tecido verdadeiro esfregam melhor e duram mais do que os de esponja. Com um esfregão de pano bom, uma coisa é garantida: quando você esfregar com um pouco de força, o chão vai ficar fantástico. Use água quente e detergente adequado para o seu chão (novamente, leia os rótulos).
  10. 10
    Use uma máquina de lavar louças. Uma lava-louças livra você de um monte de trabalho se você usá-la direito. A lava-louças funciona melhor se você carregá-la completamente e ligá-la logo depois que você usar a louça.

    • Objetos grandes, como panelas e frigideiras, geralmente são melhor lavadas à mão porque não se encaixam bem na máquina.
    • A louça desgasta mais rapidamente quando lavada na máquina porque o detergente usado na lava-louças é abrasivo; por isso, porcelanas, copos de vinho delicados e outras coisas realmente frágeis devem ser cuidadosamente lavadas à mão.
  11. 11
    Lavando a louça à mão: é muito mais fácil lavar sua louça se você fizer isso logo após usá-la. Você raramente precisará deixar qualquer coisa de molho ou esfregar duro, já que os restos dos alimentos não terão chance de secar e endurecer.

    • Basta molhar a esponja, despejar um pouco de detergente, esfregar cada prato (ambos os lados!) e enxaguar com água quente.
    • Se você usar o método de imersão, imagine isto: um balde de água turva com sujeira, gordura, partículas de alimentos, milhões de germes e um monte de outras coisas que vêm da sua louça suja. Agora você sabe o quão repugnante (e insalubre) a água usada na imersão pode ser. Se você precisar deixar uma panela que tenha comida queimada no fundo de molho por dez ou quinze minutos, tudo bem, mas quando você puder, é geralmente melhor apenas lavar a louça sob água corrente e evitar a imersão.
    • Seja qual for a maneira de lavar a louça, coloque os pratos lavados cuidadosamente em um escorredor de louça limpo e deixe secar ao ar.
    • Lembre-se de deixar a esponja e o pano de prato secar depois de serem usados para evitar acumulação de germes (veja dicas abaixo).
  12. 12
    Livrando-se de pulgas. Sua melhor defesa contra pulgas é o seu aspirador de pó! Ou não ter o piso acarpetado. Carpetes e tapetes são um terreno fértil para as pulgas (para não mencionar todas as outras coisas que se escondem neles). Se você tem animais de estimação, use o aspirador diariamente. Isto irá manter as pragas fora do lugar ideal para procriação, onde há caspas de animais de estimação e humana.

    • Para matar as pulgas sem o uso de venenos, após cada aspiração, polvilhe bórax em seus tapetes e deixe o produto penetrar até o revestimento protetor do tapete. Você nunca vai ter pulgas dentro de casa se você fizer isso. Você pode comprar bórax em lojas de animais e supermercados.
  13. 13
    Caminhe por sua casa e conclua todo o resto da limpeza que for necessária. Isto inclui:

    • Esvaziar latas de lixo e jogar fora o lixo
    • Limpar a mesa da cozinha
    • Limpar o micro-ondas
    • Trocar a roupa de cama

Dicas

  • Enquanto você estiver limpando, ande pela casa com um saco de lixo e um saco de roupa suja. Desta forma, você pode recolher tudo à medida que você vai se movimentando e não vai ter que estar sempre voltando ao mesmo lugar.
  • Carregue um balde com você com material de limpeza. Isto torna mais fácil ter à mão as coisas que você precisa e, provavelmente, evita bastante stress!
  • Aspire, varra e esfregue o chão de todos os cômodos em conjunto para que a água quente não esfrie e para você não ter ficar mudando de uma tarefa para outra.
  • Usar meias e camisetas velhas para tirar pó de móveis é perfeito, e você ainda economiza dinheiro.
  • Muitas pessoas garantem que papel de jornal amassado para limpar vidraças é o ideal (em vez de toalhas de papel).
  • Não coloque sua esponja com as louças que estão secando. Sua esponja está cheia de bactérias e germes. Se você tem uma lava-louças, as esponjas podem ser limpas lavando-as com os seus pratos. É muito importante substituir as esponjas com frequência. Não se esqueça de lavá-las em água quente e depois espremê-las. Você pode também deixá-las de molho por alguns minutos em líquido antibacterial.
  • Detergente líquido é uma excelente maneira de se livrar da sujeira no fundo da banheira, do mesmo jeito que ele limpa a gordura fora de seus pratos! Em seguida, continue a limpeza como de costume com outro produto de limpeza antibacterial.
  • Se seus amigos estão dispostos a ajudar, isto pode ajudar a passar o tempo, e você terá alguém com quem conversar enquanto limpa a casa.
  • Comece a limpar de cima para baixo, se possível. Você não vai querer ver sujeira por todo o chão depois de já ter usado o aspirador de pó, ou tirar o pó no fundo de alguma coisa e depois jogar mais poeira para baixo enquanto limpa algo numa parte mais alta.

Avisos

  • Alguns produtos de limpeza NÃO são seguros para a sua pele, para pisos de linóleo, para revestimentos de madeira, para certos tipos de superfícies e muitas outras coisas. Isso não pode ser salientado o suficiente; LEIA OS RÓTULOS. Leva apenas um segundo, mas pode poupar bastante dinheiro no caso de erro. Se você leu os rótulos e ainda não tem certeza, teste primeiro em uma área escondida.
  • NÃO misture produtos de limpeza! Isso pode criar produtos químicos muito perigosos. Use um de cada vez e siga os avisos de segurança no rótulo.

Material Necessário

  • Limpador de vidro;
  • Lustrador de móveis;
  • Produto de limpeza para o banheiro;
  • Detergente;
  • Toalhas de papel, trapos, jornal ou esponjas;
  • Música alegre de sua escolha para tornar a limpeza muito mais divertida! (opcional);
  • Não se esqueça dos outros membros da família. Eles podem ajudar a limpar também! (opcional);
  • Vontade de limpar sua casa.
Fonte:  Traduções wikiHow, Rafael Bemerguy

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Aspirador do Futuro-Super Interessante

Robô , ás suas ordens...

Em um futuro próximo, as casas terão robôs para fazer os serviços mais encardidos. Por enquanto, eles não reclamam.

por Heitor Shimizu

Robô: você ainda vai ter um. E, ao que tudo indica, não vai demorar muito. Até agora restritas aos principais centros de pesquisa do mundo, ou em linhas de montagem, as criaturas mecânicas começam a mostrar a cara na casa de pessoas comuns. Não chegam aos pés (rodas?) de Rosie, a governanta-robô do desenho Os Jetsons, mas são eletrodomésticos turbinados – executam, quieta e eficientemente, tarefas cansativas ou monótonas para os humanos. Ou simplesmente entretêm seus donos.
Alguns exemplos. No Japão, milhares de pessoas já compraram o Aibo, o cão-robô da Sony, cujos entusiastas montaram até clubes para encontros dos “bichinhos”. Sua mais nova versão tem a aparência de um buldogue, abana o rabo de alegria e abaixa as orelhas quando triste. Atende a 75 comandos de voz do seu dono, entre eles o de tirar fotos digitais.
Embalada pelo sucesso do Aibo, a empresa apresentou, em março de 2002, o SDR-4X. SDR quer dizer Sony Dream Robot, ou “robô dos sonhos da Sony” na sigla em inglês. Com 58 cm de altura, ele tem forma humanóide, com cabeça, braços, pernas e cinco dedos em cada mão. Anda sem bater nos objetos à frente, mesmo em superfícies levemente irregulares. Ao cair, é capaz de levantar. Reconhece dez rostos e vozes diferentes. Pode ser treinado para aprender novas palavras e movimentos – alguns deles complexos, como dançar ou chutar bola, ainda que o japonesinho autômato esteja longe de ser um fenômeno futebolístico.
Na Alemanha, o Instituto Fraunhofer de Engenharia e Automação lançou a segunda geração do Care-O-Bot, cuja função é auxiliar idosos e doentes. O robô avisa a hora certa de tomar remédios, muda os canais da televisão, ajuda os usuários a se deslocar pela casa e serve de companhia, pois está programado para bater papo.
Os americanos começam a empregar autômatos para ajudá-los nos serviços domésticos. O Auto Mower, da Husqvarna, e o RL800, da Friendly Robotics, dão conta da tarefa de cortar grama. O RL800 apara até 500 m2 de gramado em apenas duas horas, movimentando-se em todas as direções e evitando obstáculos pelo caminho. Outro exemplo notável é o Roomba, da iRobot, que anda pela casa varrendo e aspirando o pó do chão e do tapete. Ainda é bem mais lento que um faxineiro de carne e osso. Apesar disso, seus idealizadores acreditam no seu potencial para a limpeza de assoalhos, negócio de 50 bilhões de dólares por ano apenas nos Estados Unidos.
Os autômatos domésticos são a sensação do momento, mas a maior “densidade populacional” de robôs ainda se encontra nas indústrias. Há mais de 1 milhão deles espalhados em fábricas de todo o planeta, segundo a Federação Internacional de Robótica. São robôs de uso específico: desempenham uma única função, mas o fazem sem parar e com perfeição. São ótimos para tarefas que envolvam repetição, precisão ou perigo.
Apesar de impressionantes, aspiradores de pó ou brinquedos não faziam parte do cenário que se imaginava para a inteligência artificial em pleno século XXI. A idéia era ter por aí criaturas como o R2-D2 ou o C-3PO de Guerra nas Estrelas, o andróide de Exterminador do Futuro, ou David, o carente menino-robô de Inteligência Artificial. Tais máquinas inteligentes, entretanto, pertencem ainda apenas à ficção. O cenário pode mudar logo, se depender das principais pesquisas hoje em andamento.
Xadrez e piadas
O conceito de robôs é antigo. Há mais de 2 500 anos, filósofos gregos imaginaram criaturas artificiais que serviriam como escravos. Não por coincidência, o escritor Karol Capek chamou de robota (escravo, em checo) os servos mecânicos da sua peça R.U.R. (Robôs Universais de Rossum), de 1921, que deu origem ao termo.
A partir da década de 20, os robôs eram vistos no cinema e na literatura de forma invariavelmente caricatural. Trinta anos depois, a imagem mudou, principalmente após a célebre conferência de 1956 na Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos.
Entre os pioneiros estavam John McCarthy (que cunhou o termo “inteligência artificial”) e Marvin Minsky. Em seguida, os dois fundariam o famoso Laboratório de Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Filmes e livros com máquinas inteligentes se tornaram extremamente populares até o final da década de 60, quando surgiu 2001 – Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick e Arthur Clarke, provavelmente o melhor deles. A partir da década seguinte, o gênero se esvaziou. Em parte pelo excesso anterior, mas principalmente pelos resultados obtidos nos laboratórios. Nada de robôs que pensassem, falassem ou mesmo que andassem direito.
“As pessoas superestimaram a capacidade da inteligência artificial”, diz Steve Minton, diretor da Fundação para o Acesso da Inteligência Artificial e sócio da Fetch Technologies. “A inteligência artificial não foi tão bem-sucedida quanto as pessoas esperavam. Um dos principais motivos é que a ciência não conseguia entender corretamente como a inteligência funciona”, diz John Weng, professor da Universidade de Michigan.
A idéia da inteligência artificial, a princípio, era tentar replicar em uma máquina todas as variáveis que pudessem advir da mente humana. Algo impossível, como se sabe hoje. Pegue o xadrez, por exemplo. Os cientistas acreditavam que seria possível construir uma máquina capaz de vencer o melhor enxadrista do mundo. Em 1997, isso foi conseguido, quando o Deep Blue, da IBM, derrotou o campeão mundial, o russo Garry Kasparov.
Apesar de ter surpreendido o mundo, o feito do Deep Blue pouco acrescentou à ciência. Não era uma demonstração de inteligência, mas sim de força bruta. Ou seja, montou-se uma máquina poderosa o bastante para realizar a quantidade de cálculos matemáticos necessários para bater Kasparov no tabuleiro. O que os especialistas em inteligência artificial aprenderam a duras penas é que tarefas que parecem difíceis – como jogar xadrez ou apertar parafusos 24 horas por dia – são, na realidade, fáceis para uma máquina. Coisas que achamos simples, como contar uma piada, são as mais complexas.
“Em muitos aspectos, nossas fun-ções mais inteligentes são as que fazemos inconscientemente. Andar ou correr, por exemplo, são difíceis para um robô, mas fáceis para nós, pois nossos corpos fazem isso sem que precisemos pensar muito sobre o assunto”, diz Minton.
Mais hábil que o homem
As abordagens da inteligência artificial e da robótica não tentam mais copiar a inteligência humana, ou construir robôs que sejam a exata réplica de seus donos. Para poder progredir, os cientistas deram passos para trás. Voltaram ao básico, na tentativa de entender como os seres vivos se comportam e se reproduzem, ou como o homem pensa e se emociona. Com isso, passaram a desenvolver sistemas com características próprias. O resultado é um avanço inédito.
Tome, por exemplo, a habilidade, algo que os autômatos nunca tiveram. Um robô industrial pode executar com extrema precisão determinados movimentos, mas tente fazer com que ele realize outro e o resultado será um desastre. Quem arriscaria, por exemplo, apertar a mão de um robô especializado em dobrar chapas de aço?
A agência espacial americana Nasa está resolvendo o problema. Seus cientistas desenvolveram o robô de maior destreza manual até o momento. Apelidado de Robonauta, ele tem a aparência do personagem Boba Fett, da série Guerra nas Estrelas – segundo seus criadores, na realidade a idéia era lembrar um gladiador romano.
Aparência à parte, ele impressiona sob todos os aspectos. Cada mão tem um total de 14 articulações com motor próprio, conjunto de sensores e controladores eletrônicos. O Robonauta tem sensores térmicos, de posicionamento, tácteis, de força e de torque – são 150 sensores em cada braço, que mede 20 cm de comprimento por 8 cm de diâmetro.
O Robonauta está se aproximando da habilidade de uma pessoa comum e já superou em muitos aspectos a conseguida por alguém com roupa de astronauta. Esse é seu objetivo: substituir o homem em missões espaciais arriscadas, como no reparo da Estação Espacial Internacional (ISS). É o que afirma Ron Diftler, um dos chefes do projeto tocado pelo Laboratório de Robótica do Centro Espacial Johnson, da Nasa. “O trabalho no espaço é muito difícil devido a fatores como o vácuo, a exposição à radiação e as diferenças de temperatura. O Robonauta foi projetado para funcionar em tais rigores, como em temperaturas que variem de 50ºC negativos a 100ºC. Nós também usamos componentes eletrônicos resistentes a enormes quantidades de radiação”, diz Diftler.
Diftler explica que a opção por uma figura antropomórfica se deve ao fato de a ISS ter sido projetada para que astronautas em trajes espaciais fizessem os reparos. O robô também deveria ser capaz de utilizar as ferramentas e os mecanismos existentes. “Mas não nos limitamos a fazer com que ele executasse as funções de um astronauta. O Robonauta pode realizar, no espaço, movimentos que superam a habilidade humana, o que certamente se mostrará importante, tanto na ISS quanto em futuras missões planetárias”, diz.
Como é tradição da Nasa, as conquistas obtidas com o Robonauta não ficarão restritas ao espaço. Diftler afirma que a agência está em conversações com empresas para explorar a tecnologia do Robonauta. Cita o uso de próteses que ajudem a vida de amputados como exemplo.
Baixinho invocado
Da mesma forma que a Nasa, a Honda vislumbra utilizações práticas para suas pesquisas em robótica. O mais célebre robô criado pela empresa, o Asimo, consegue andar como nenhum outro. Dotado de pernas extremamente ágeis para uma máquina: sua última versão chega a descer e a subir escadas. A empresa pretende utilizar a tecnologia do Asimo em sistemas que auxiliem a movimentação de idosos ou deficientes físicos.
Quem quer ter uma idéia das possibilidades da robótica e da inteligência artificial não pode deixar de olhar para o Japão. Segundo o site especializado Androidworld (www.androi dworld. com), dos 50 principais projetos em robótica no mundo, 26 estão no Japão, contra sete nos Estados Unidos. Ao contrário de projetos americanos e europeus, os japoneses não acontecem apenas em centros de pesquisas ou em universidades, mas também em empresas. Os maiores conglomerados industriais do Japão vêem nos robôs um enorme potencial comercial e de exportação.
Um dos maiores especialistas do país em robótica é Hiroaki Kitano, que lidera um grupo de pesquisas financiado pelo governo japonês com o seu próprio nome, o Projeto Kitano de Sistemas Simbióticos. Kitano e equipe desenvolveram o Pino, considerado um dos mais avançados robôs já construídos. Chamado de “robô-bebê”, o pequeno Pino, de apenas 75 cm de altura, tem 29 motores e demonstra impressionante agilidade. Dobra os braços, os joelhos e chuta uma bola. Virou celebridade entre os japoneses ao aparecer em um vídeo da cantora Hikaru Utada, uma das mais populares do país.
Kitano trabalha agora para fazer com que o Pino obedeça a comandos de voz e reconheça seu dono. Outra meta, mais ambiciosa, é dotá-lo da capacidade de aprender. Pino faz parte do atual objeto de pesquisa de Kitano, a biologia de sistemas, um novo campo que mistura biologia molecular, ciência da computação, engenharia e diversas tecnologias. O objetivo é entender o comportamento de sistemas biológicos a ponto de poder criar sistemas artificiais análogos.
Análogos, mas não similares. “Não espere máquinas humanóides”, diz Kitano, referindo-se não apenas ao seu projeto, mas à robótica de forma geral. “É muito mais provável que tenhamos um grande número de robôs com propósitos específicos, que façam algo que os humanos não queiram ou não consigam fazer.”
No Laboratório de Inteligência Artificial (AI Lab) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a equipe dirigida por Rodney Brooks (leia entrevista na página 28) também estuda maneiras de dotar máquinas com a capacidade de aprender e pensar. Mas os projetos não param por aí. Brooks e equipe querem fazer robôs que tenham sentimentos, de forma a poder se relacionar com os seres humanos.
Uma das mais notáveis conquistas do AI Lab é o Kismet, simpático robô que responde a estímulos das pessoas que estão à sua frente. Se alguém ficar bravo, Kismet se entristece. Se a pessoa sorrir, Kismet se alegra.
Máquinas que aprendem também é o objetivo de John Weng, professor da Universidade do Estado de Michigan, nos Estados Unidos. Weng desenvolveu dois robôs que aprendem a partir de experiências. Chamados SAIL e Dav, eles andam pelo campus da universidade respondendo aos mais variados estímulos externos.
Weng está conseguindo resultados inéditos com uma abordagem original, que subverte a inteligência artificial tradicional. Ele utiliza o que chama de “desenvolvimento mental autônomo”, AMD na sigla em inglês, para produzir robôs que não sejam pré-programados. “O AMD permite que os robôs desenvolvam suas habilidades mentais para executar tarefas desafiadoras, por meio de interações em tempo real com o ambiente, muito similar à maneira com que um bebê se desenvolve mentalmente. O robô não precisa saber o que ele irá aprender, da mesma forma que o bebê não sabe o que fará quando crescer”, diz o cientista.
Robôs que andam, dançam, brincam, aprendem e sentem. Quer mais? Que tal robôs que se reproduzem? Jordan Pollack, professor da Universidade de Brandeis, também nos Estados Unidos, desenvolveu um programa de computador que é um dos mais notáveis exemplos de evolução artificial. O programa faz com que uma população inicial de criaturas mecânicas simples dê origem a “crias” cada vez mais complexas na forma de projetos de robôs que podem ser construídos.
Centenas de gerações de robôs são geradas sem uma única interferência de Pollack. “Como formas biológicas, cujas estruturas e funções exploram os comportamentos derivados de seus próprios meios químicos e mecânicos, nossas criaturas evolutivas se baseiam na natureza do seu próprio meio: plástico, metais, motores e neurônios artificiais”, diz.
Muito bem. Agora, só falta os robôs dominarem o mundo, não é mesmo? Tal idéia seria vista como brincadeira há muito pouco tempo. Não é mais. Especialistas como Hans Moravec, da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, acreditam que robôs inteligentes serão muito comuns em menos de 50 anos. O cientista, escritor e inventor Ray Kurzweil, perito em inteligência artificial, vai mais longe. Para ele, em cerca de 30 anos os computadores superarão a capacidade do cérebro humano e, por volta do ano 3000, será difícil distinguir homens de máquinas (leia entrevista na página 6).
Perspectivas assim são vistas com temor por alguns, como Bill Joy, fundador da Sun Microsystems, a empresa que criou a linguagem Java. Para Joy, robôs capazes de raciocinar representam uma ameaça real e podem fazer com que o homem se torne uma “espécie em extinção”. Joy traça um paralelo com a invenção das armas atômicas para enfatizar o perigo de dotar máquinas com inteligência.
Steve Minton não concorda com Joy. “Não vejo um único motivo pelo qual devemos temer o desenvolvimento da robótica e da inteligência artificial”, diz. “Temos problemas muito maiores com que nos preocupar, como o aquecimento global ou as armas de destruição em massa. Para desenvolver máquinas inteligentes é preciso que não nos destruamos antes.”
Hiroaki Kitano tem a mesma opinião, mas faz uma ressalva. “Não vejo a menor chance de que um robô machuque intencionalmente uma pessoa, a menos que ele tenha sido projetado com tal função.” Se ele estiver certo, é de esperar que os projetistas presentes e futuros sejam dotados de bom senso. Porque isso, pelo menos por enquanto, não se pode esperar dos robôs.

domingo, 4 de agosto de 2013

JactoClean prorroga promoção de garantia das lavadoras residências

A empresa manterá até julho de 2014 a promoção que proporciona três anos de garantia à linha de lavadoras de alta pressão de uso residencial
 
A JactoClean – referência nacional em equipamentos para serviços de limpeza – anuncia a prorrogação da promoção que tem beneficiado consumidores e revendedores: até o dia 31 de julho de 2014, os modelos de Lavadoras de Alta Pressão J6000, J6200 e J6800 destinadas ao uso residencial e fabricadas pela empresa, seguem com três anos de garantia para defeitos de fabricação ou de matéria-prima. 
 
A garantia original de fábrica por três anos, juntamente com o respaldo da qualidade e confiabilidade de suas lavadoras de alta pressão - que são integralmente nacionais e possuem certificação e selo de identificação de conformidade de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) -, têm contribuído para alavancar as vendas dos produtos da marca em todo o país. Para este ano, a expectativa da JactoClean é de um índice 14% maior na comercialização de equipamentos para serviços de limpeza - se comparado a 2012.
 
“Demos início a esta campanha em agosto de 2012 e o término estava previsto para o final de julho de 2013. Porém, em função dos ótimos resultados, optamos por ampliar a promoção por mais um ano para que este benefício atinja um maior número de consumidores e continue sendo um importante argumento de vendas para lojistas e balconistas, que comercializam nossos produtos”, afirma Antonio Luis Francisco (PJ), diretor geral da JactoClean.
 
Sobre a promoção
 
O consumidor que adquirir qualquer uma das lavadoras de alta pressão para uso residencial que fazem parte da promoção - J6000, J6200 e J6800 - deve acessar o hotsite http://www.jactoclean.com.br/promocao, onde encontrará o passo a passo para efetivar a sua participação, o regulamento completo da campanha e informações detalhadas sobre os equipamentos, com imagens e vídeos das lavadoras em utilização.
 
Para ter direito à garantia original de fábrica por três anos, o consumidor deve fazer o cadastro do número de série do produto e do código da nota fiscal, além de responder ao questionário disponível na página. 
 
Após realização dessas etapas, o consumidor receberá a confirmação da efetivação do cadastro e já contará com três anos de garantia para seu produto JactoClean - desde que guardadas as condições de uso definidas no manual de instruções do equipamento. As embalagens das lavadoras de alta pressão para uso residencial e as próprias máquinas possuem indicação sobre o período de garantia. 
 
Perfil JactoClean
 
A JactoClean é referência nacional em equipamentos para serviços de limpeza. Dispõe de soluções inteligentes, versáteis e seguras, voltadas ao uso residencial, serviços, profissional, industrial e agronegócio. Seu portfólio de produtos reúne lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó e líquidos, limpadoras a extração, motobombas para climatização, pulverizadores costais, acessórios e detergentes, produzidos com tecnologia de ponta, de acordo com os mais rígidos critérios de qualidade e submetidos a auditorias internas regulares, que comprovam a durabilidade, robustez e confiabilidade de seus produtos.
 
Seu moderno parque fabril, localizado na cidade de Pompeia (SP), está instalado num terreno de 10.000 m², sendo 5.000 m² de área construída. Atualmente, a empresa conta com 120 colaboradores, está presente em mais de 3.500 pontos de venda e possui mais de 600 postos de assistências técnicas autorizadas em todo o País. A JactoClean prioriza o crescimento sustentado da indústria, com investimentos feitos somente com recursos próprios e, em 2013, investirá na pesquisa, desenvolvimento e aquisição de novas tecnologias, visando aumentar o portfólio de produtos e serviços, e no aumento da estrutura do laboratório de testes e ensaios, que receberá novos equipamentos. Para este ano, a expectativa é de um crescimento de 14% nas vendas, se comparado a 2012.
 
A JactoClean faz parte de uma holding composta por importantes empresas que atuam nos segmentos agrícola, de transformação de plástico, meio ambiente, transportes, médico-hospitalar, ferramentaria, fundição e veículos elétricos. O grupo, criado a partir do surgimento de novos negócios da Jacto - fundada em 1948 -, é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por agir com transparência, integridade e responsabilidade quanto ao cumprimento das legislações, regulamentações e requisitos acordados com os colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e acionistas.