segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Escócia: gato é resgatado de cano com aspirador

Equipes de resgate usaram um aspirador de pó para retirar um gato de apenas 6 horas de vida que havia ficado preso em um cano de esgoto nesta segunda-feira.

 s bombeiros usaram uma câmera para localizar o gatinho e colocaram uma meia no bocal do aspirador para conseguir pegá-lo.O resgate foi chamado para o local, uma casa na cidade de Dunbar, na Escócia durante a madrugada. Acredita-se que a mãe do gatinho tenha se escondido atrás da pia da cozinha para dar à luz os filhotes.

Fonte:// http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2937643-EI1141,00.html

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Aspiradores de pó industrial aumentam o nível de alérgenos no ar

Aspiradores de pó aumentam o nível de alérgenos no ar


Belo Horizonte, 12 de março de 2002 (Bibliomed). Se você é alérgico a pêlos de animais, principalmente gatos, e não consegue viver sem os bichanos, a tentativa de limpar a casa com aspiradores de pó, na esperança que eles removam os pêlos e os alérgenos, o tiro pode estar saindo pela culatra. Um novo estudo mostra que os aspiradores de pó, mesmo os mais modernos, com filtros de ar de alta eficiência (HEPA) e sistemas de coleta de pó altamente sofisticados aumentam, ao invés de diminuir, o nível de alérgenos na casa.

São chamados alérgenos quaisquer substâncias que sejam capazes de provocar alergia. Os principais alérgenos causadores de alergias respiratórias conhecidos são os ácaros (animais microscópicos da família dos carrapatos que vivem na poeira doméstica), o pólen das plantas, pêlos de animais, substâncias presentes na fumaça dos cigarros e na poluição das cidades, entre outros. Quando uma pessoa alérgica é exposta a estas substâncias, seu sistema respiratório reage violentamente, liberando anticorpos e substâncias inflamatórias responsáveis pelos sintomas de alergia. Os sintomas das alergias respiratórias variam de manifestações leves, como coriza, coceira no nariz e garganta, espirros e lacrimejamento a manifestações mais graves de broncoespasmo (espasmo dos brônquios) com chieira, cansaço e outros sintomas de asma. A principal estratégia no controle das alergias respiratórias é evitar a exposição aos agentes desencadeantes. Medicamentos também ajudam a controlar os sintomas, mas não impedem a reação entre o alérgeno e os anticorpos e células imunitárias.

Este estudo, apresentado no Encontro Anual da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, mostrou que os aspiradores de pó de alta eficiência resolvem muito pouco no controle destes alérgenos, e em algumas situações podem mesmo aumentar a exposição individual a estas partículas durante o procedimento de aspiração.

A explicação é que o movimento feito com os aspiradores, para frente e para trás, poderia aumentar os níveis de alérgenos presentes no ar, levantando estes alérgenos da poeira e os deixando em suspensão, de onde atingem o sistema respiratório das pessoas.

Para verificar isto, os pesquisadores utilizaram um sistema chamado Coletor de Amostra de Ar Intranasal para determinar a quantidade de alérgenos de gatos eram aspirados pelos moradores em seis casas onde moravam gatos. As casas eram limpas com aspiradores de pó, incluindo aspiradores antigos e aspiradores modernos com filtros de ar de alta eficiência, sistema de coleta de poeira em água, e outros. Estes sistemas prometem, na maioria das vezes, um controle mais eficiente das partículas alergênicas no ar.

Eles encontraram que a aspiração de pó nas casas aumentou em 3 a 5 vezes a exposição pessoal aos alérgenos e que não houve diferença entre o uso de aspiradores novos e antigos. Não houve diferença em relação ao sistema de aspiração ou ao design do aparelho.

De forma geral, os pesquisadores encontraram que os modelos novos deixaram escapar menos alérgenos após a aspiração, devido aos sistemas melhores de coleta do pó após a aspiração. Porém, isto não fez diferença no nível de alérgenos na casa, ou seja, para o alérgico, não representaram ganho nenhum em termos de controle da alergia.

A conclusão é que, se você é alérgico e possui gatos, o uso de aspiradores de pó, independente do preço que eles custam, não resolve o problema de exposição às partículas perigosas. Os gatos estão dentre os animais domésticos mais complicados em termos de liberação de alérgenos, devido a particularidades em seu pêlo. Estratégias de controle um pouco mais eficientes podem ser manter os animais fora de casa, ou pelo menos fora do quarto de dormir, dar banhos semanais (os alérgenos são solúveis em água, e o banho reduz a quantidade deles nos pêlos) e escová-los fora de casa (os pêlos mortos são retirados na escova e não caem pela casa). Estas estratégias, embora façam algum sentido, também não possuem comprovação científica de eficácia.
Fonte:http://www.boasaude.com.br/noticias/3953/aspiradores-de-po-aumentam-o-nivel-de-alergenos-no-ar.html

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dicas para varrer e passar o pano de chão em sua casa

Otimize o tempo gasto com essas tarefas domésticas.

Dicas para varrer e passar o pano de chão em sua casa
  
Limpar a casa diariamente evita que o acúmulo de sujeira faça você perder horas de seu final de semana fazendo faxina. Para otimizar seu trabalho diário de varrer e passar um pano úmido no chão, siga as dicas a seguir.

Dicas gerais para varrer e passar pano de chão em sua casa

 Avental com pregadores no bolso.
Para manter a limpeza da sua casa, em espaços reduzidos é possível varrer e passar pano de chão em menos de meia hora. Para isso confeccione um avental com vários bolsos para que você possa colocar panos, esponjas e alguns produtos de limpeza. Assim, você já fica com tudo à mão.
Tire o pó dos móveis depois de varrer para retirar a poeira levantada pela vassoura.
Concentre-se em um cômodo por vez. Todos os objetos do chão devem ser retirados para facilitar o trabalho de varrer e passar pano. Para limpar os carpetes, varra contra o sentido das fibras e retire toda a poeira, depois varra ao contrário - seguindo o sentido das fibras - para deixá-lo mais bonito.
Se preferir usar aspirador de pó no lugar da vassoura, escolha uma tomada que esteja no centro de sua casa para ligá-lo. Aspire o que alcançar dali, corredores, áreas comuns e o centro das salas. Isso diminui o tempo gasto com essa tarefa.
Não exagere no uso de produtos químicos de limpeza. O efeito pode ser contrário, já que a química presente nesses produtos pode danificar seu piso. Se a limpeza de sua casa é feita com frequência, não há motivo para usar grandes quantidades de produtos de limpeza.
Escolha um cômodo por semana para realizar uma limpeza mais completa. Assim você cria uma rotina constante de faxina e de manutenção ao mesmo tempo.
 Vassouras

Diferentes tipos de vassouras para varrer diferentes tipos de sujeiras

O tipo de vassoura mais recomendado para varrer partículas finas de poeira em superfícies lisas como as dos pisos ou encerados são as vassouras de cerdas mais curtas e macias. Na remoção de sujeira mais pesada (depois de uma festa, por exemplo), bem como de limpeza de pisos ásperos as vassouras de cerdas compridas e duras são mais indicadas. Existem modelos de vassouras cujas cerdas duras estão dispostas em um formato mais fino e angular, ideal para limpar cantos e embaixo dos móveis.
Há também a junção dos dois tipos de cerdas em um modelo só. Essas vassouras têm cerdas duras no meio, para retirar a sujeira pesada, e cerdas macias em suas extremidades, para tirar a poeira fina. É ótima para casas que possuem crianças.
As vassouras feitas de PET reciclado são mais leves, bastante resistentes, não riscam o chão e como acumulam carga estática, funcionam como imãs para poeira mais fina. Além disso, são ecologicamente corretas.
Outra vassoura amiga do meio ambiente é aquela que possui cerdas naturais, ideal para limpar áreas externas e calçadas.
 Aspirador de pó.

Melhor para limpar o chão: varrer ou passar aspirador de pó?

A vassoura possui a vantagem de ser silenciosa. Entretanto, ela não é muito eficiente para retirar cabelos e pelos de animais. Além disso, a poeira mais fina é levantada ao ar, depois essa poeira desce, e é aí que entra o pano de chão para finalizar a limpeza.
Os spiradores de pó devem substituir as vassouras se houver animais domésticos em casa, pois tornam a limpeza de pelos, cabelos e migalhas muito mais eficaz. Eles também são excelentes para limpar carpetes, cortinas, armários e sofás.
Em casas de fácil manutenção da limpeza, o uso do aspirador faz com que passar o pano de chão seja dispensável na maioria das vezes. Você pode restringir o uso do pano úmido a duas ou três vezes por semana.
 Esfregão e balde.

Melhor para limpar o chão: pano úmido ou esfregão (mop)?

Passar um pano de chão molhado é a garantia de que mesmo o pó mais fino levantado pela vassoura será retirado.
A vantagem de usar os esfregões (mop) em vez de usar rodo com pano de chão é que não é necessário agachar nem molhar as mãos para torcer o esfregão. Isso é feito no balde apropriado para esse tipo de esfregão, basta torcer o cabo pressionando um pouco.
Como já dito anteriormente, não é preciso exagerar no uso de produtos químicos para a limpeza do chão. Pode-se inclusive, utilizar uma mistura caseira bastante eficaz. Para cada litro de água, acrescente:
  • 4 colheres (de chá) de vinagre branco;
  • ½ limão;
  • 2 colheres (de chá) de bicarbonato;
  • 2 colheres (de chá) de amaciante de roupas (neutraliza o cheiro do vinagre).

    Otimize o tempo gasto com essas tarefas domésticas.

    Dicas para varrer e passar o pano de chão em sua casa
    Limpar a casa diariamente evita que o acúmulo de sujeira faça você perder horas de seu final de semana fazendo faxina. Para otimizar seu trabalho diário de varrer e passar um pano úmido no chão, siga as dicas a seguir.

    Dicas gerais para varrer e passar pano de chão em sua casa

     Avental com pregadores no bolso.
    Para manter a limpeza da sua casa, em espaços reduzidos é possível varrer e passar pano de chão em menos de meia hora. Para isso confeccione um avental com vários bolsos para que você possa colocar panos, esponjas e alguns produtos de limpeza. Assim, você já fica com tudo à mão.
    Tire o pó dos móveis depois de varrer para retirar a poeira levantada pela vassoura.
    Concentre-se em um cômodo por vez. Todos os objetos do chão devem ser retirados para facilitar o trabalho de varrer e passar pano. Para limpar os carpetes, varra contra o sentido das fibras e retire toda a poeira, depois varra ao contrário - seguindo o sentido das fibras - para deixá-lo mais bonito.
    Se preferir usar aspirador de pó no lugar da vassoura, escolha uma tomada que esteja no centro de sua casa para ligá-lo. Aspire o que alcançar dali, corredores, áreas comuns e o centro das salas. Isso diminui o tempo gasto com essa tarefa.
    Não exagere no uso de produtos químicos de limpeza. O efeito pode ser contrário, já que a química presente nesses produtos pode danificar seu piso. Se a limpeza de sua casa é feita com frequência, não há motivo para usar grandes quantidades de produtos de limpeza.
    Escolha um cômodo por semana para realizar uma limpeza mais completa. Assim você cria uma rotina constante de faxina e de manutenção ao mesmo tempo.
     Vassouras

    Diferentes tipos de vassouras para varrer diferentes tipos de sujeiras

    O tipo de vassoura mais recomendado para varrer partículas finas de poeira em superfícies lisas como as dos pisos ou encerados são as vassouras de cerdas mais curtas e macias. Na remoção de sujeira mais pesada (depois de uma festa, por exemplo), bem como de limpeza de pisos ásperos as vassouras de cerdas compridas e duras são mais indicadas. Existem modelos de vassouras cujas cerdas duras estão dispostas em um formato mais fino e angular, ideal para limpar cantos e embaixo dos móveis.
    Há também a junção dos dois tipos de cerdas em um modelo só. Essas vassouras têm cerdas duras no meio, para retirar a sujeira pesada, e cerdas macias em suas extremidades, para tirar a poeira fina. É ótima para casas que possuem crianças.
    As vassouras feitas de PET reciclado são mais leves, bastante resistentes, não riscam o chão e como acumulam carga estática, funcionam como imãs para poeira mais fina. Além disso, são ecologicamente corretas.
    Outra vassoura amiga do meio ambiente é aquela que possui cerdas naturais, ideal para limpar áreas externas e calçadas.
     Aspirador de pó.

    Melhor para limpar o chão: varrer ou passar aspirador de pó?

    A vassoura possui a vantagem de ser silenciosa. Entretanto, ela não é muito eficiente para retirar cabelos e pelos de animais. Além disso, a poeira mais fina é levantada ao ar, depois essa poeira desce, e é aí que entra o pano de chão para finalizar a limpeza.
    Os spiradores de pó devem substituir as vassouras se houver animais domésticos em casa, pois tornam a limpeza de pelos, cabelos e migalhas muito mais eficaz. Eles também são excelentes para limpar carpetes, cortinas, armários e sofás.
    Em casas de fácil manutenção da limpeza, o uso do aspirador faz com que passar o pano de chão seja dispensável na maioria das vezes. Você pode restringir o uso do pano úmido a duas ou três vezes por semana.
     Esfregão e balde.

    Melhor para limpar o chão: pano úmido ou esfregão (mop)?

    Passar um pano de chão molhado é a garantia de que mesmo o pó mais fino levantado pela vassoura será retirado.
    A vantagem de usar os esfregões (mop) em vez de usar rodo com pano de chão é que não é necessário agachar nem molhar as mãos para torcer o esfregão. Isso é feito no balde apropriado para esse tipo de esfregão, basta torcer o cabo pressionando um pouco.
    Como já dito anteriormente, não é preciso exagerar no uso de produtos químicos para a limpeza do chão. Pode-se inclusive, utilizar uma mistura caseira bastante eficaz. Para cada litro de água, acrescente:
  • 4 colheres (de chá) de vinagre branco;
  • ½ limão;
  • 2 colheres (de chá) de bicarbonato;
  • 2 colheres (de chá) de amaciante de roupas (neutraliza o cheiro do vinagre)  
Depois de limpar a casa é hora de guardar os utensílios.

Fonte:// Bebel Ferreira

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Como os sistemas centrais de aspiração de pó fazem a limpeza

Uma das maiores vantagens dos sistemas centrais de aspiração é que você não precisa carregar uma unidade pesada de um cômodo para o outro ou subir e descer escadas com ela. Os sistemas centrais de aspiração de pó são projetados para remover toda a sujeira e detritos de sua casa e enviá-los por meio de uma tubulação instalada nas paredes até um receptáculo em um local adequado, como a garagem ou o porão. Com os sistemas centrais, basta transportar uma mangueira leve e a escova giratória pela casa. A unidade central de força é fixa e não fica à vista.



O Dustpan automático é uma abertura na parede que suga o pó em sua volta.
Com um sistema central de aspiração de pó, basta posicionar terminais pela casa em locais estratégicos. Em vez de ligar um aspirador de pó portátil em certas tomadas elétricas e torcer para que o fio alcance todos os ambientes, você pode mudar a mangueira do sistema central de um terminal para outro. A localização dos terminais é você quem determina. Também é possível até instalar um "dustpan automático" (tipo de "pá de lixo" que opera por sucção) e, com uma vassoura comum,  varrer rapidamente a sujeira para dentro de uma abertura na parede. Se você decidir instalar um sistema central de aspiração de pó na sua casa, prepare-se para algumas mudanças.
Primeiro, a unidade central de energia será posicionada em um lugar afastado, como o porão, a garagem ou a área de serviço. Depois, os terminais de entrada das paredes serão instaladas em vários locais por toda a casa. Os terminais serão conectados à unidade central por meio de uma tubulação. A tubulação poderá passar pelo sótão, porão ou pelo sistema de ar condicionado da casa.
Em outras palavras, a tubulação que transporta a sujeira que você aspira fica atrás de suas paredes. Você só vê a sujeira quando precisa esvaziar o receptáculo do sistema central de aspiração de pó.



Unidade central do Dirt Devil
Após escolher a localização da unidade de força/receptáculo, você precisa definir onde deseja que sejam instalados os terminais nas paredes. Nesses terminais, você vai conectar a mangueira e a "escova giratória" que serão usadas para limpar a casa. A quantidade de terminais instalados na casa vai depender de suas necessidades. Por exemplo, os terminais podem ser definidas com base no número de metros quadrados. Geralmente, um terminal é instalado para cada 55 metros quadrados da casa. Se a sua casa tem mais de um andar, você precisará de um terminal por andar, no mínimo. Se optar por uma instalação profissional, o instalador pode ajudá-lo a determinar o melhor posicionamento para dos terminais. Depois da instalação, o sistema é usado conectando-se a leve mangueira e a escova giratória em um terminal da parede. Na maioria dos sistemas, o botão de liga-desliga está localizado na alça da mangueira para que você possa controlar o sistema à distância. Ou seja, você não precisa se deslocar até a unidade central para ligar o sistema. Basta conectar a unidade da mangueira na entrada e começar a limpar. Então, o sistema transporta a sujeira, pó e detritos para fora do cômodo através da tubulação embutida na parede até a unidade central, na qual são depositados em um recipiente ou saco. Eles precisam ser esvaziados de três em três meses, em média.

Fonte:// Allison Klein

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Aspirador de pó em forma de cachorro busca sujeira sozinho

O robô é composto por uma unidade mãe e mais quatro filhotes aspiradores, seu time de limpeza

Redação Galileu

Editora Globo
Imagine vários cachorrinhos correndo pela casa, caçando e limpando a poeira do chão. Hyun-Seok Kim, designer sul-coreano que mora na Itália, desenvolveu um aspirador de pó que imita exatamente esta imagem. O Puppy Robotic é composto por quatro pequenos aspiradores e uma unidade maior, a “mãe”, todos em forma de cachorro.

No Cleaning Mode, os filhotes se despedem da base e saem pela casa limpando. Quando você ativa o Feeding Mode, eles voltam para a unidade mãe, despejam o lixo nela e recarregam sua bateria. Na base, todo o lixo é recolhido em um saco facilmente removível. Um display no robô permite que você em qual modo eles estão operando e que os programe para limpar a casa enquanto estiver fora.

>> Laptop do futuro deve ter tela dobrável
>> Alemães constroem 'robô-aranha'

É possível ativar também o Chasing Mode. Este faz os aspiradores seguirem um dispositivo que, se você o coloca no bolso, por exemplo, os cachorrinhos limpam toda a sujeira que seu sapato está fazendo. Caso você acople na coleira de seu bicho de estimação de verdade, o Puppy Robotic cuida de limpar as marcas das patinhas no chão.
   Divulgação
A unidade mãe e os quatro filhotes aspiradores, ativados no modo Cleaning
   Divulgação
O aspirador no Chasing Mode, seguindo o dispositivo preso à coleira de um cachorro de verdade

Fonte://  Revista Galileu
 
 
 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Conheça as Maravilhas Que um Aspirador de Pó Pode Fazer Por Você

Ahh, aspiradores de pó! É sem dúvidas que digo que as donas de casa e as domésticas adoram um aspirador de pó (desculpem mulheres)! É verdade, é como um brinquedo para elas, um brinquedo que lhes facilita e muito o trabalho de manter uma casa bem arrumada e limpa, livre de detritos e poeira. Pra falar a verdade, essa é uma ferramenta unicamente indispensável para se manter o ambiente da casa limpo e saudável a respiração.
Todos os dias os índices de pessoas portadores de algum tipo de dificuldade respiratória aumenta alarmantemente. Esse sintoma tem causa em diversos fatores diferentes, inclusive no aquecimento global. Você pode não acreditar, mas a cada ano que passa a temperatura aumenta consideravelmente e quanto mais calor, mais vento, quanto mais vento, mais seco o ar. Além disso, a poluição do ar facilita esse processo de desenvolvimento de reações alérgicas e problemas nas vias respiratórias. Com toneladas de fuligem sendo jogadas no ar que respiramos todos os dias, difícil é evitar algum tipo de alergia ou problema respiratório. Além disso, levamos sempre essas partículas miseráveis para dentro de nossas casas, que continuam nos causando males mesmo quando estamos longe dos maiores focos de poluição.

O papel da limpeza é exatamente remover todas as partículas problemáticas de dentro de nossas casas. Quem deixa de varrer a casa por mais de uma semana sabe a diferença que faz no ar uma boa limpeza. Esse ponto é indiscutível, a higiene no lar pode trazer grandes benefícios para saúde respiratória, nada mais justo do que ter um aliado como o aspirador de pó para ajudar as donas de casa e empregadas na luta diária para manter sua casa limpa. O aspirador de pó é tão importante que, além de ser muito popular, vem em formatos e dimensões que agradam até os mais enjoados.
Temos diversas variantes, desde os aspiradores desenvolvidos para acabar com a sujeira pesada de obras e construções (aspiradores de pó industriais) até aqueles feitos com o intuito de facilitar seu manuseio e todo o resto do trabalho (aspiradores de pó portáteis), porém o modelo mais comum de todos e o mais usado ainda é o aspirador de pó convencional, que possui potência de sobra para acabar com os problemas de sujeira de uma residência comum. Além desses, existem ainda modelos que podem lidar com líquidos e que facilitam a limpeza de pequenas sujeiras que podem ocorrer em pisos com revestimento em azulejo ou piso laminado. Outro ainda é conhecido como lavadora extratora, que pode literalmente lavar sofás, tapetes e carpetes sem fazer uma poça sequer de água e sem deixar o estofado úmido demais.
E cada dia surge novos modelos, alguns até automatizados, como o famoso robô aspirador de pó que caça as pequenas sujeiras 24 horas por dia e que faz seu trabalho silenciosamente, sem a necessidade de um único comando! Este, porém ainda pouco acessível, necessita de baterias e de recargas constantes para continuar a fazer seu trabalho.
O ponto chave é que os aspiradores de pó são, hoje, uma ferramenta muito importante e por isso ganham tanto destaque no seu desenvolvimento. Quer mais provas de sua praticidade? Pergunte a qualquer dona de casa ou doméstica se elas trocariam suas vassouras por um aspirador de pó!

Fonte:// http://www.artigonal.com/ferramentas-artigos/conheca-as-maravilhas-que-um-aspirador-de-po-pode-fazer-por-voce-5680268.html

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como remover mofo de um sofá de microfibra utilizando um Aspirador

  1. 1
    Leve o sofá para fora de casa, se possível. Caso não seja uma opção, coloque jornais ou folhas de plástico para aparar o resíduo de mofo.
  2. 2
    Vista a máscara, as luvas e os óculos de proteção. Os esporos do mofo podem causar problemas de saúde, então certifique-se de se proteger.
  3. 3
    Utilize a escova para raspar, gentilmente, o máximo de mofo que conseguir. Uma escova de náilon deve funcionar; mas tenha cuidado para não usar uma escova que seja muito dura, pois elas podem danificar o tecido.
  4. 4
    Aspire a área com o aspirador de pó para tirar mais esporos de mofo. Jogue fora a sacola ou esvazie o recipiente do aspirador o mais rápido possível. Quanto mais rápido o mofo for retirado da sua casa, melhor.
  5. 5
    Seque o sofá na rua, permitindo que o ar seque naturalmente, ou coloque um ventilador perto dele, para que o ar circule pela sala.
  6. 6
    Inspecione visualmente a área e fique atento para qualquer sinal de resíduo do mofo ou manchas. Às vezes, o sol mata o mofo por conta própria.
  7. 7
    Misture partes iguais de água e álcool isopropílico e mergulhe um pano limpo para retirar os resíduos de mofo e as manchas.
  8. 8
    Esfregue a área com o pano até que não haja mais sinais do mofo.
  9. 9
    Novamente, permita que o sofá seque ao vento ou coloque o ventilador perto para ajudar a secar mais rápido. 

    Fonte://