sexta-feira, 3 de julho de 2015

Curiosidades: a evolução do aspirador de pó industrial

História do aspirador de pó industrial



No final do século XIX e início do século XX, surgiu uma máquina inovadora que mudou o ramo da limpeza e facilitou a vida de muitas pessoas.
O primeiro aparelho possuía uma escova rotativa com cerdas, parecida com uma vassoura tradicional, no topo, um mecanismo de fole adaptado era responsável pela sucção da sujeira, ele era utilizado de forma manual. Logo em seguida, Ives W. McGaffey aperfeiçoou o primeiro modelo utilizando o sistema de sucção a vácuo. O dispositivo era leve e compacto, mas era difícil de operar por causa da necessidade de ligar uma manivela, ao mesmo tempo em que era necessário empurra o equipamento pelo chão.
Os primeiros modelos elétricos só apareceram no início do século XX, o americano James Murray Spangler, em 1907, inventou o primeiro modelo prático de aspirador de pó industrial  portátil, utilizando no equipamento além do mecanismo de sucção um ventilador elétrico, uma caixa e uma fronha de travesseiro de sua esposa. O design de Spendler incorporou uma escova rotativa para soltar detritos, no entanto por falta de financiamento, ele foi obrigado a vender a patente da invenção para William Henry Hoover, que redesenhou as ideias e produziu um aspirador  de pó industrial com um invólucro de aço, rodízios e anexos. Inovações posteriores incluíram os primeiros com eliminação de sacos de filtro na década de 1920 e no primeiro aspirador de pó industrial vertical em 1926.
Hoover lançou um aparelho eficaz na remoção de pó, se tornando um dos maiores empresários do ramo. A empresa Hoover, nos Estados Unidos, continua sendo uma das principais fabricantes do equipamento.
Por muito tempo, o aspirador de pó industrial  era considerado um artigo de luxo. Somente após a Segunda Guerra mundial, ele se popularizou e se tornou um item comum entre as classes médias.
Nos anos 80, foi possível perceber alterações mais modernas nos modelos de aspirador de pó industrial , promovidas pelas novas tecnologias. Nesse período, um inventor britânico lançou um modelo inovador com a utilização de uma nova tecnologia, tratava-se de um modelo que não utilizava o sistema de vácuo, mas de reciclagem do ar para coletar a poeira.
Os aspiradores de pó industrial  tornaram-se item indispensável para a limpeza de residências e empresas. Atualmente, é possível contar com uma variedade imensa de tecnologias, modelos e configurações, disponíveis para ambos os trabalhos de limpeza doméstica e comercial. Conheça alguns modelos:
Aspirador de pó industrial : O mais conhecido, aspira apenas o pó e pequenos detritos, Os modelos são versáteis e econômicos, atendendo variadas necessidades, conforme a potência. Atualmente, existem aspiradores de pó industrial  altamente eficientes nesse segmento, que prometem baixo teor de ruído e facilidade de manuseio, além de leveza versatilidade e economia.
Aspirador de pó  industrial e água: Mais modernos e multifuncionais, os modelos possuem compartimentos e motores especiais que permitem aspirar a poeira e líquidos, ou seja, é ideal para superfícies úmidas, como um tapete ainda não totalmente seco.
Aspirador de pó industrial  multifuncional: Outro aparelho que alia modernidade e eficiência, além de aspirar pó e água, também lava e seca carpetes, cortinas e estofados. Bom para a limpeza de carros, sofás e cortinas.
Aspiradores de pó industrial  portáteis: Os aspiradores  de pó industrial portáteis são ideais para pequenas limpezas, pois além de práticos são pequenos e leves. Ideais para usar no carro, para limpar as frestas de sofás e poltronas ou limpar as migalhas da mesa. Tem potência mais baixa que os demais e funciona à bateria, normalmente de lítio.
Aspiradores de pó industrial ultrassilenciosos: Ideias para utilizar em locais que exigem silêncio e pouco ruído, como hospitais e casas de repouso. São modelos muito eficientes, com níveis de ruído que chegam no máximo a 73 decibéis.
Aspiradores de pó industrial antialérgicos: Esses modelos utilizam uma inovadora tecnologia de sais de prata e nano-íons no processo de absorção do pó, higienizando os ambientes e eliminando até 90% das bactérias. Há os que usam filtros especiais com a tecnologia High Efficiency Particulate Air (HEPA), que retém mais de 99% de ácaros, poeiras e outras partículas.
Aspirador de pó industrial  Extrator: Este modelo foi desenvolvido especialmente para resíduos sólidos, são muito potentes, de tamanho acessível e de fácil manuseio. São indicados para limpeza de escritórios, hotéis e hospitais, pela sua potência e durabilidade. Com excelente custo/benefício, os aspiradores extratores são ideais para quem necessita de uma limpeza profissional profunda.
A potência também é um fator extremamente importante na escolha do modelo a comprar. O ideal é que a potência seja alta, quanto mais alta melhor os resultados, procure por motores de 1100 a 1600 w.
Fonte://maquinastersus

Nenhum comentário:

Postar um comentário