terça-feira, 2 de maio de 2017

Aspirador de pó industrial e livros

Dicas de como fazer a higienização dos livros com ajuda do aspirador de pó industrial


A higienização de livros através de métodos tradicionais manuais é, habitualmente, um processo moroso, desmotivante e repetitivo, sendo difícil para o técnico que executa tal operação manter e assegurar um trabalho eficiente e com qualidade ao longo de todo o dia, o que significa que nem todos os livros são limpos em profundidade e com a mesma atenção.

Por outro lado, a remoção de todos os livros das prateleiras, o seu empacotamento e recolocação nas prateleiras leva muito tempo e custa muito dinheiro  - limpar muitos livros significa muitas horas, dias e meses do ano.

Para além de tudo isto, os poluentes sólidos presentes no ambiente, como poeiras e pó, são como se sabe um factor importante de degradação do papel e documentos gráficos, sendo também prejudiciais à saúde, pelo que a sua eliminação é um factor importante para a preservação de acervos bibliográficos e documentais.
 rata-se de uma máquina de limpeza móvel, completamente automática, que limpa todas as partes do livro automaticamente (12 livros por minuto). Foi desenhada para limpar grandes quantidades de livros com o formato que habitualmente se encontra em bibliotecas.
A máquina de limpeza DEPULVERA limpa os livros de uma forma rápida, eficiente e segura. Com apenas dois operadores consegue limpar 12 livros por minuto, reduzindo desta forma os custos com esta operação.
Para além disso, com DEPULVERA o último livro do dia a ser limpo sê-lo-á com o mesmo cuidado e atenção que o primeiro.
DEPULVERA é produzida pela ORACLE srl ®, empresa italiana que trabalha desde há muito no sector livreiro e que conhece bem os problemas específicos causados pela sujidade e fungos a acervos bibliográficos. É produzida com materiais de qualidade e componentes que permitem uma operação fácil para o utilizador e garantem o mínimo de assistência técnica.
O objectivo da máquina Depulvera é o de proporcionar um ambiente seguro ao técnico que efectua a operação de higienização de livros antigos e frágeis, protegendo-o contra esporos de fungos perigosos durante essa operação. O pó e bolores que eventualmente existam nos livros são extraídos durante a operação de limpeza através da utilização de um aspirador de pó industrial especialmente adaptado com filtros HEPA que protege o operador e o ambiente (a higienização com aspiradores sem filtro HEPA espalha os esporos de fungos pela biblioteca e pode provocar no utilizador patologias sérias). O pó não é aspirado pelo técnico que está a efectuar a operação porque permanece dentro da câmara de trabalho da máquina.
Por outro lado, o seu tamanho compacto e móvel, graças às suas rodinhas, permite que aDEPULVERA possa ser deslocada entre estantes de biblioteca e em depósitos e reservas permitindo uma limpeza in loco.
DEPULVERA trabalha de forma silenciosa, graças ao sistema centralizado de extracção de vácuo, o que permite que possa ser utilizada durante o horário normal de funcionamento da biblioteca.
Também pode ser usada para a higienização de uma grande variedade de colecções museológicas, como colecções etnográficas, geológicas e de história natural.
• Elimina pó e fungos da superfície externa (capa e lombada) dos livros
• Muito simples de utilizar
• Sucção do pó com filtro de ar evitando a contaminação do ambiente enquanto efectua a operação de higienização
• Possibilidade de regular a posição das escovas de acordo com a dimensão dos livros
• Fácil de manobrar em espaços estreitos
• Escovas de cerdas naturais para a limpeza das capas dos livros
• A máquina funciona ligada a um sistema de aspiração exterior
 Fonte://phneutro

Nenhum comentário:

Postar um comentário